ENDEREÇO ELETRÔNICO

E-MAIL: escolaelisaldoribeiro@yahoo.com.br; escolaelisaldorf@gmail.com
FACEBOOK: elisaldo ribeiro de farias; escolaelisaldorf@gmail.com

TRADUZIR A PÁGINA

domingo, 7 de setembro de 2014

Histórico Para o Desfile de 07 de Setembro

E.M.E.F. ELISALDO RIBEIRO DE FARIAS
Histórico Para o Desfile de 07 de Setembro
                 1º PELOTÃO:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Elisaldo Ribeiro de Farias, foi inaugurada em 20 de junho de 2008, situada no Bairro Liberdade II, atende 934 alunos do Ensino Fundamental, atualmente na gestão da professora Maria Elizeth Carvalho Rodrigues.
A Escola traz para o desfile o subtema: Mitos e lendas da Amazônia representando o fabuloso imaginário popular, que com suas crenças exaltam a grandiosidade desta imponente região.

2º PELOTÃO:
Lenda da Mandioca
A Lenda da Mandioca- Reza a lenda que a filha do cacique teve uma linda menina. Porém, para a tristeza de todos a menina amanheceu morta. Sua mãe chorou tanto, que suas lágrimas fizeram brotar da terra, uma planta com raízes grossas e brancas como o corpo de Mani, acreditando no milagre para o sustento da tribo, os índios deram o nome a raíz de manioca.
3º PELOTÃO:
Lenda do Açaí
Conta a lenda que a filha de uma jovem índia chamada Iaçá foi sacrificada, cumprindo um decreto do cacique.
Numa noite de triste lamento, Iaçá ouve um choro de criança, levada pelo choro, Iaçá ver sua filha encostada numa palmeira. No dia seguinte o cacique o cacique encontra Iaçá abraçada com palmeira, resolve esmagar os frutos e suco deu o nome de Açaí que é o nome de sua filha ao contrário.
4º PELOTÃO:
Lenda do Nascimento de Parauapebas
Conta a lenda que um jovem guerreiro da tribo de Carajás, em uma noite a admirar a natureza, viu no alto de uma grande Serra, uma onça pintada que reinava soberana.
A arrogante onça transformou o índio numa rocha e ainda não satisfeita matou todos os índios da tribo.
A mãe Natureza salvou o filho do índio transformado em rocha. Este tornou-se um forte guerreiro e chamou-se “PARAU” que apaixonou-se pela índia “APEBAS” e desta união nasceu “PARAUAPEBAS”, imponente e mais produtiva e próspera, a preciosa estrela do Norte, a intrépida “PARAUAPEBAS”.

Que com suas riquezas e encantos conquista milhões de corações e que perpetuarás as gerações, és tu Parauapebas a filha amada e protegida de Tupã.




Profº.: OzaelDS


Nenhum comentário: