![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRo_9HLiqDB5S7cNtf6lsBg651djqafTIG2kl6RniF6I3GH7jX2PlSB6b0J1t6KaOe2EXDS-VeaMD5pZn5CisGpQAvaSXSG0Bfqm6jZcg0YgX1qXGzk32jSb-zN70qFX4m0hNn4hXllec/s320/ELISALDO+RIBEIRO.jpg)
BIOGRAFIA: Em 14 de novembro de 1934 nasceu Elisaldo Ribeiro de Farias, filho de Tintiliano Ribeiro dos Santos e de Joana Farias Ribeiro. Agricultor de profissão, Elisaldo casou-se com Maria Pereira Farias, com quem teve cinco filhos: Gilberto, Jovelice, Leonice, Sueli e Gesivaldo. Elisaldo foi um dos organizadores da ocupação do atual Bairro Rio Verde, na década de 80. Entre 1989 e 1991 trabalhou na prefeitura de Parauapebas como marceneiro. Também, foi o primeiro tesoureiro da ASSOCIAÇÃO DO PROJETO ASSENTAMENTO ITACAIÚNAS (ASPAI). Em sua militância na política local, Elisaldo contribuiu para a fundação do partido Comunista do Brasil (PCdoB) do qual foi presidente por seis anos consecutivos, de 1992 a 1998. Além disso, foi um dos fundadores do Sindicato dos Trabalhadores. Com seu rico legado em prol da classe operária, de que fazia parte, em que apostada e a qual defendia, e com seu registro de contribuição para a formação da sociedade de Parauapebas, hoje uma das mais evoluídas, ricas e prósperas da Amazônia. Elisaldo deixou amigos parentes e familiares, em 30 de outubro de 2002, acometido de acidente vascular cerebral. É por sua vida e obra, que o nome da escola é apenas mais uma homenagem a quem ajudou Parauapebas a crescer e desenvolver-se desde o início.
2 comentários:
oi muito boa historia pra quem conheceu ele como eu pode conviver e conhecer a ótima pessoa que meu avô era exemplo de vida e de luta, superando os desafios que a vida botava em sua frente, senpre mim orgulho do homem que foi meu avô.....
lucas farias
Lucas Farias, por gentileza, gostaria de saber mais sobre o seu avÔ por favor entre em contato comigo. Grato.
Nilson Silva.
Postar um comentário